Onde está o conhecimento que perdemos na informação?...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Qual é a graça de um celular 3G?

Testamos nas ruas de São Paulo tecnologia que permite baixar músicas e vídeos em alta velocidade e ver TV ao vivo


Diego Assis
Japão, Coréia do Sul, Inglaterra, Alemanha já têm. Até os EUA, que não são os mais adiantados do mundo em telefonia celular, também têm. Tardia e ainda que tortuosamente, nós também já entramos na era 3G.

Três meses após a chegada dessa tecnologia de telefonia celular ao País, com promessas de expansão da rede e lançamento de aparelhos à vista, o Link pergunta: o 3G já vale a pena?

Para começar, 3G é um nome genérico dado à telefonia de terceira geração. Capazes de trafegar dados, como vídeos, músicas e jogos, a velocidades comparáveis à internet banda larga dos computadores, os primeiros celulares 3G vêm sendo operados pela Vivo desde julho.

Com as transmissões mais velozes, portanto, vai ficando cada vez mais próxima do consumidor comum a possibilidade de comprar músicas inteiras, baixar vídeos e até mesmo assistir à televisão na telinha do aparelho.

Munida de um celular compatível com os serviços de terceira geração da Vivo, a reportagem saiu às ruas de São Paulo e comprovou: hoje já é possível.

Dois aspectos importantes, contudo, devem ser levados em conta se você pretende gastar seu dinheiro em um dos, por enquanto, dois modelos de celulares com os quais se pode acessar a rede 3G da operadora:

1) Todos os vídeos, jogos e canções, hoje oferecidos farta e gratuitamente para download no aparelho, passarão a ser cobrados a partir de janeiro. Se por tempo, por unidade ou por assinatura, ainda resta definir;

2) E mais importante: a chamada cobertura 3G, ou seja, aquela que permite que você acesse os dados em velocidades mais altas, só está disponível até agora em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Mesmo assim, exclusivamente em regiões centrais ou predeterminadas pela operadora.

http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=5278

4 comentários:

Bruna Leiva disse...

Esta tecnologia 3G é um grande avanço, trata-se de uma convergência entre diferentes serviços em um único aparelho.
Apesar do avanço, acredito que esta tecnologia será usada por poucos, devido o custo dos arquivos baixados e também pela área disponível de uso, que é muito restrita.

Isabel Mouta disse...

quem quer um celular de terceira geração, já pode ter um - faz tempo. Mas você conhece alguém que tenha um celular 3G? Não, né? Nem eu. A mensalidade é muito alta. Pesquisei que a Claro vai cobrar uma mensalidade R$ 100 para baixar conteúdo de até 2 gb. Usando o celular 3G à toda velocidade, você gasta essa cota em menos de duas horas. Só é viável se vc usa pouco a internet - mas se você usa pouco, pra quê comprar um celular 3G? hahaha.
É revolucionário, mas não deixa de ser mais uma invenção fútil, sem muita utilidade prática. Serve pras operadoras, e pro governo, ficarem se exibindo. Muita propaganda para coisas que não entendemos para que servem, ou como vai nos ajudar.

Beijosss

Bel

mariana moraes disse...

Acho que o celular 3G ainda está caro porque é novo e ainda não ocorreu o leilão da anatel. Mas caro ou não, é importante que o Brasil não fique para trás nessa corrida pelo desenvolvimento tecnológico, afinal, muitos países desenvolvidos já umas o celular 3g a muito tempo....

Isabel Mouta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.