Onde está o conhecimento que perdemos na informação?...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Acenda a chama da discussão e do pensar

Em 1º de outubro, Luciano Huck escreveu à Folha relatando um assalto que sofreu, onde levaram seu relógio Rolex. Depois disso, muitos rebateram seus argumentos...

Sobre a discussão em torno da queixa de roubo do Luciano Huck, eu gostei.
Não do texto dele, ou dos contra-argumentos que surgiram depois, por leitores indignados.
Gostei da provocação populacional. Dos aplausos e uivos raivosos.
Não cabe a mim selecionar e julgar culpados. O problema de São Paulo, e mais que isso, do Brasil, é muito maior do que essa guerra do “rico-não-tem-o-direito-de-reclamar” versus o “pobre-que-pode-tudo-porque-é-pobre”.
O problema está nas escolhas, nas eleições de falsos governantes, está em todos e está em tudo.
Luciano tem o direito de ser rico, de ter um Rolex e de ficar furioso por ter sido roubado.
O ladrão também tem os argumentos dele, que não lhe dão o direito de roubar, mas o direito de estar revoltado e ir à luta.

Li um texto muito bem escrito sobre o assunto, de um aluno da São Francisco. Em uma de suas críticas a Luciano Huck ele disse que a parte que ficou mais assustado sobre o texto do apresentador foi o momento em que ele se referiu aos assaltantes como “um par de “extraterrestres” fortemente armados desfilando pelos bairros nobres de São Paulo’”. O aluno diz que essa classificação é simplista e mais que isso, elitista tapada. Ele diz que essa expressão ‘extraterrestres’ mostra como o pensamento de Luciano é fraco e limitado.

Ele quer que seja levantado um muro entre os ricos e a pobres? O que ele quer exatamente que aconteça?

Luciano se denuncia com essa frase mostrando como, no fundo, o que ele quer mesmo é que os bandidos fiquem quietinhos enfiados em seus barracos assistindo ao ‘Caldeirão’ e mandando cartinhas para terem seus carros reformados.

Brilhante.

O que Luciano não percebeu ao fazer suas reivindicações é que ele estava pisando no calo errado. Os bandidos que ele chama de extraterrestres também são os que assistem ao seu programa, dando-lhe dinheiro (que eles nem têm) para que Luciano compre seu Rolex.


Agora diversas mídias estão falando sobre o assunto. Saiu na Época, na Veja, em blogs, discussões de faculdade e bate-bocas de bar.

Comentários e debates são sempre bem-vindos para estimular o pensamento, buscar respostas e olhar sobre outros ângulos o mesmo ponto de partida.

Luciano pode não ter acertado nos argumentos que usou para se defender, nem ter tocado nos reais fatos-chave da sociedade, mas o apresentador revoltou, gerou polêmica e chacoalhou o coração quase morto e apagado de todo brasileiro que não desiste nunca, e disso eu gostei.

Acorda Brasil!

Como dizia Florestan Fernandes: "Contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres".

3 comentários:

Juliana Candal disse...

Temos que esperar agora atitudes!

Atitudes de resultado... Porque revolta apenas não basta!

Revolta todo mundo tem um pouco ou um muito, mas está mais do que comprovado que revolta não leva ninguém a lugar algum.

Atitudes de lutar pelo seu direito, de votar com consciencia, de denunciar quando for preciso.

Acho que cada tem que fazer sua parte! E logo!

verozacharias disse...

Muito interessante um global protestando.....acho que as pessoas precisam acordar pra realidade do país e estas celebridades têm que sim botar a boca no trombone, pois só assim a grande massa se dá conta de que o país está indo cada vez mais pra lama...e, quem sabe, toma consciência e vota em pessoas mais competentes nas próxiams eleições.

abs,

zune (de firenzze)

Bruna Leiva disse...

A que ponto chegamos!
Foi preciso uma celebridade se manifestar... Para que a mídia colocasse essa pauta em discussão!
Sabemos que milhares de assaltos ocorrem todo os dias...
As câmeras já não bastam! São só enfeites, já que não inibem as ações dos assaltantes.
Precisamos ficar sempre alertas!
Até quando?